06/11/2008

Curva da discórdia

Em uma curva, Sebastian Vettel, da Toro Rosso, fazia a ultrapassagem em cima de Lewis Hamilton, da McLaren e garantia, provisoriamente o título mundial ao brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.


Na mesma curva, o inglês Hamilton ultrapassou o alemão Timo Glock, da Toyota, e reassumiu a quinta posição, conquistando definitivamente o título, um ponto à frente de Massa (98 a 97).


Muitos se questionaram o porquê de Glock não ter defendido sua posição e ter sido ultrapassado tão facilmente. Chegaram a cogitar favorecimento a Hamilton.


Não vejo as coisas desse modo.
Glock não parou nas voltas finais para trocar pneus, como fizeram vários pilotos. Manteve-se com os pneus de pista seca, apesar da chuva que ameaçava e de fato caiu em Interlagos. Não fizesse isso, Glock teria permanecido na sétima posição e Hamilton não sofreria o sufoco que sofreu nas duas últimas voltas.


Estava impossível controlar o carro naquelas circunstâncias, Glock não teve culpa pelo que ocorreu. Jamais poderia imaginar que seria o pivô da decisão de campeonato mais emocionante de todos os tempos da história da Fórmula 1.


Se Felipe Massa perdera o título, grande parte se deve à sua própria equipe, a Ferrari. Pelos muitos erros cometidos pelos italianos ao longo do ano.


Para 2009, novas regras virão por aí, a começar pela utilização de no mínimo 3 (TRÊS) corridas com um mesmo motor e a volta dos pneus slick.


E ontem a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou o calendário da próxima temporada. As emoções voltarão no dia 29/03 na Austrália e terminam no dia 1° de novembro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, estreiando na categoria. Mais uma jogada de marketing da F1. A corrida no Brasil ocorre no dia 18/10 e será a penúltima do calendário.

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