21/10/2008

Claudemir Sturion e seus 3 volantes

Na seleção brasileira, desde que começou a era Dunga, o esquema de jogo vem sendo com 3 volantes.

O atual treinador do Foz do Iguaçu Futebol Clube, Claudemir Sturion, também é um adepto ao esquema com essas características.

Claro que não dá para comparar os volantes da seleção brasileira (atualmente Gilberto Silva, Josué e Elano) com os do Foz Futebol Clube (Eurico, Alemão e Gilmar).

Não desmerecendo nossos jogadores, mas o ponto que quero chegar é que mesmo com o nível dos jogadores da seleção, atuando nos melhores clubes do mundo, esse esquema não dá certo.

Gosto do esquema 3-5-2, mas com dois meias ofensivos, não três volantes!

O fato é que aos trancos e barrancos, a equipe iguaçuense vem fazendo bonito na Copa Paraná, onde lidera com 12 pontos, à frente de Londrina e Iraty, ambos com 11.

Mas vale ressaltar que o time não jogou bem na última partida, onde venceu o Atlético Paranaense de virada por 2x1 no estádio do ABC, no último domingo, 19.

O primeiro tempo foi horrível, e num lance polêmico (estaria o zagueiro Carlão em impedimento?) o clube da capital abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo.

Aí o Foz passou a controlar as coisas, sempre com o Gilson pela esquerda.

Outro detalhe: o lateral direito Alysson foi pouco acionado no primeiro tempo.

O estreante do dia, Ítalo, pouco produziu, tanto é que foi sacado no intervalo, com Edelano em seu lugar.

Foi nesse momento que as coisas melhoraram para o Foz FC!

E ainda no segundo tempo, o zagueiro Marcelo se machucou, dando lugar a Salomão, atacante.

Veio então o gol de empate, com bela disputa de bola, na raça, protagonizada por Edelano, passou para Alysson que se livrou da marcação e meteu um chutaço de perna esquerda no ângulo do goleiro Neto.

Golaço!

Veio o segundo que contou com grande jogada pelo meio do Gilmar, a bola sobrou com Michel que acabou fazendo o gol da virada.

Com a vitória e o empate do Londrina, veio a liderança e a possibilidade de se consagragar campeão do primeiro turno já na próxima rodada.

Para isso, basta vencer o Cianorte novamente no estádio do ABC, no domingo 26 às 16h30. E contar com um tropeço do Londrina em Curitiba contra o Atlético e do Iraty contra o Nacional em Rolândia.

Lembrando que o campeão do primeiro turno garante vaga na grande decisão e caso vença também o segundo turno, será campeão automático podendo disputar a Copa do Brasil em 2010 e a série D do Brasileiro ano que vem.

Vamos torcer para que isso aconteça, independente do esquema escolhido pelo treinador.

Afinal de contas, ele já provou ser capaz de conseguir títulos, portanto, merece meu voto de confiança...

Nenhum comentário: